quarta-feira, 7 de dezembro de 2011
Champions League


sábado, 3 de dezembro de 2011
Caldeirão entornado


A Taça, o objectivo que já foi...


sexta-feira, 2 de dezembro de 2011
Os portugueses, a mística e o 12º Jogador


Serhiy Viktorovych Kandaurov
Confesso que tinha também algumas saudades da guedelha do Paulo Madeira


Maritimo - Benfica 20:15


Victor Lindelof
O perfeito desconhecido dá pelo nome de Victor Lindelof, tem 17 anos, joga na segunda divisão sueca (o David Luis foi também um achado destes, é importante saber desvalorizar estas origens mais humildes) e tem direito a um filme no youtube (http://www.youtube.com/watch?v=Bv4yOyHmPOA). O miudo deixa uns bons apontamentos a jogar num pantanal (a comparação com o jogo da Bosnia é quase inevitável), veremos se consegue jogar numa catedral. É pena que só o poderemos ver a jogar com o manto sagrado na pré época de preparação da próxima temporada.


segunda-feira, 28 de novembro de 2011
Teatro dos sonhos, onde o apuramento se tornou realidade
Começámos por parar num pub local para começar a aquecer as vozes e a beber umas pints com os nossos amigos e alguns inimigos, mais surpreendente ainda foi o facto de aparecerem uns adeptos croatas do Hadjuk que vinham apoiar o Glorioso. Excelentes apoiantes e desde já o meu muito obrigado.
Foi neste pub também que surgiu o (alegado) pai do Javi, era parecido com o Javi, falava espanhol e mostrou umas fotografias do Javi em puto, chegou para eu acreditar e tirar um fotografia para a posteridade. Aproximava-se a hora do jogo e aumentava a ansiedade e o numero de adeptos do Benfica naquela zona continuámos a aquecer os motores e puxar pelo SLB.
Os motores estavam quentes e chegou altura de arrancar para Old Trafford, a malta estava animada, fomos a cantar durante a viagem e nem dentro do eléctrico demos descanso aos ingleses.
OLD TRAFFORD!
Mas tenho uma queixa, não nos deixaram beber nas imediações do estádio e isso não se faz, primeiro não nos deixaram entrar nos pubs, disseram que era apenas permitida a entrada a adeptos do Man United.Depois fomos a esta loja aqui à esquerda comprar umas latas de cerveja que foram entornadas por um policia simpático que nos disse que não podíamos beber em publico, enfim Theatre of Food but not of Drinks.
Enfim estava na hora de irmos ver esse teatro dos sonhos por dentro, e lá fomos nós em direcção à nossa porta, a S22, sempre num ambiente de festa e boa disposição, confraternizando com os adeptos do united
e deparámos nos com uma placa de boas vindas, caiu bem e mereceu uma "chapa", foi um gesto simpático por parte dos nossos anfitriões foi poucos metros depois desta placa que apareceu a nossa porta e também o Barbas, este foi facilmente reconhecido, envergava um sobretudo com a cor do nosso Benfica com algumas fotografias, tirámos mais uma para registar a ocasião.
Chegámos à nossa bancada e tentámos ir para o lugar mais perto do relvado, ideia que não agradou os stewards que fizeram questão de arrumar a casa e colocar todos no seu lugar, foi um pouco exagerado, mas compreende-se são Ingleses.
As bancadas estavam despidas e assim ficaram durante todo o aquecimento, algo que eu estranhei uma vez que os artistas já estavam no relvado a aquecer e faltavam poucos minutos para o inicio do jogo, mas
parece que os ingleses são pontuais em tudo até em ocupar o seu lugar para assistir à entrada dos jogadores em campo e ao hino da Champions pois o cerca de 5 min antes das equipas entrarem o estádio ficou lotado.
E foi assim que começou, Old Trafford cheio e só se ouvia "Benfica!,Benfica!" até o hino da liga milionária passou para segundo plano e eu gosto bastante daquele hino, não há duvidas que o Benfica é o maior clube do mundo e isso ficou provado em pleno Old Trafford, nós fizemos muito barulho e a equipa entrou confiante.Foi uma sintonia perfeita entre adeptos e equipa, os adeptos puxavam e a equipa respondia. Que maravilha! Que ambiente!Que Jogo!
Segunda parte começou e voltámos a entrar bem, mas foram os da casa a chegar a vantagem, foi nessa altura que se ouviram os ruídos típicos de um estádio inglês, todos os adeptos vibravam com os lances do jogo em simultâneo, dando aqueles "OOOOHH" quando a bola passava perto da baliza do Artur até que festejaram o segundo golo, foi nesse momento que olhei à volta e vi rostos desanimados e com pouca crença, mas levantámos a cabeça, uma vez que a equipa estava a jogar bem, começámos a cantar e eis que aparece Aimar, após um mau alivio de De Gea que ficou assustado com aqueles gritos atrás dele e com a pressão altíssima do SLB soltou uma rosca que acabou por ir parar aos pés do Bruno César que arrancou por ali fora e tentando o cruzamento para Rodrigo a bola ressalta para Aimar que chutou para o fundo daquelas redes, que explosão que houve naquela bancada!! Fui parar 10 filas abaixo!
Bem e o resto já sabem, foi um grande jogo e trouxemos a qualificação para a ronda seguinte, foi uma experiência única que quero repetir, e quem sabe se o sorteio não dita uma ida a Stamford Bridge visitar velhos conhecidos?
Peço desculpa por ter demorado tanto a publicar este post, já se passou um Dérbi que também presenciei e do qual saímos vitoriosos (para nao variar) e hoje (já passa da 00h logo já estamos em 2/12) jogamos ao fim do dia com Marítimo, espero que continuemos nesta senda de bons resultados.
CARREGA BENFICA!!!


terça-feira, 22 de novembro de 2011
Glorioso Sport Lisboa e Benfica!


Ùnáite - Benfica RTP1 19:45
Hoje, das 19.45 até às 21.30 não quero ver bom futebol. Quero ter os 3 pontos e assegurar já a passagem aos oitavos.
p.s: um abraço aos companheiros deste blog que se deslocaram ao estrangeiro para acompanhar o maior (tudo o que é fora do estádio da luz considero estrangeiro)


segunda-feira, 21 de novembro de 2011
Jesus é o Salvador
Gostava que o meu primeiro post fosse dedicado ao nosso treinador, o grande JJ!
Estou a escrevê-lo hoje porque, apesar das palavras que se seguirem serem (quase) todas em tom de elogio, é bem provavel que amanha, caso o Glorioso não consiga um bom resultado, eu esteja com um ódio de morte ao Jorge. Isto pode parecer um bocadinho irracional, mas só demonstra o que é o Benfica para mim! Sempre ouvi dizer que as maiores paixões são racionalmente descontroladas!
Ora bem, visto não me apetecer dar a minha opinião sobre isto numa altura em que possa estar a ser tendencioso e a falar a quente, gostava pois de defender o que considero ser o melhor treinador, a seguir a Chalana, que passou no Benfica nas última décadas (o special one nao conta, quase nem aqueceu).
Acho que o JJ pode ter muitos defeitos, pode não ser a pessoa mais eloquente do mundo, pode falar uma língua que é a mistura entre o Português e o que a Fanny da casa dos Segredos fala, pode não ter a maior classe do mundo e pode até ter devaneios tácticos (vide David Luiz a DE) ou diarreias cerebrais/verbais (temos como exemplo mais recente a desconsideração pela Liga Inglesa), mas há factos incontornáveis. Vejamos:
- Fez do Benfica um campeão incontestável e a jogar à bola como há muitos anos que não se via. A expressão "Rolo compressor" foi recorrente nesse ano. Podem vir dizer que foi obra do acaso e que isso se comprova pela "miserável" época seguinte. De facto, e visto os nossos padrões estarem elevadíssimos, a época não foi boa, mas é preciso não esquecer que acabámos essa dita época "miserável" em 2º e fomos semi-finalistas duma competição europeia. Além disso, é preciso não esquecer que tínhamos um Guarda-Redes, de seu nome Roberto, do pior que tenho visto, que deu frangos consecutivos, em alturas decisivas, e que provocava uma instabilidade geral na defesa, o que já foi publicamente revelado. Não esquecer também as arbitragens vergonhosas no início da época. Posto isto, acho que o saldo das 2 primeiras épocas do JJ se revelou positivo
- Potenciou jogadores que estavam perdidos e que eram um fardo para o Benfica. O Di Maria pouco jogava com o Quique, e quando o fazia era mal, estava perdido em campo, não defendia e era inconsequente. O Jorge transformou por completo o gajo e deu-nos muito boa guita a ganhar. O Fábio é o que é hoje em dia muito em parte devido ao trabalho feito por ele. Mais guita. O Rodrigo está agora a aparecer e acho que não é preciso palavras para o descrever...
- Criou na equipa e em torno dela (a começar pelos adeptos) uma mentalidade sedenta e vencedora que há muito não se via.
Podíamos ter melhor? Podíamos, mas provavelmente se trocássemos de treinador o mais certo era vir um "Manuel Machado" desta vida que nos ia fazer voltar ao tempo em que sempre que saíamos de casa antes dos jogos íamos com aquela sensação esquisita de saber que íamos à Luz ver uma equipa a jogar mal e a sofrer para ganhar em casa ao 13º classificado.
Um grande abraço a todos e Fé para amanhã!
Não podia fechar este primeiro post sem citar aquele que considero o grande exemplo do nosso plantel: Javi Garcia.
"Te amo Benfica, te amo, te amo!"


Equipa inglesa...
Poderei estar a desapontar alguns ao partilhar este meu sentimento, mas é que amanhã é um dia especial. Especial porquê? Porque amanhã joga a minha equipa de Inglaterra.
Amanhã vou assistir ao desafio em Old Trafford pela televisão, com uma enorme emoção porque vai jogar aquela a que posso chamar a minha equipa de Inglaterra. Não é todos os dias que a vejo jogar e por isso, e apenas por isso, vai ser especial.
A minha equipa de Inglaterra é, claro está e como já devem ter percebido, o Benfica quando joga em Inglaterra. Ultimamente o meu clube inglês não me tem deixado triste, mas deslocações à terra de sua majestade a rainha do Reino Unido (e de outras poderosas nações como Antigua e Barbuda, Barbados, Belize, Malawi ou Tuvalu) são sempre uma enorme dificuldade. São particularmente difíceis os embates contra o naite dos desgraçados George Best ou Bobby Charlton!
De facto este ano tenho-me fartado de apoiar equipas estrangeiras. Para quem não me conhece, aqui fica a lista das minhas equipas espalhadas pelo mundo:
Portugal – Sport Lisboa e Benfica
Inglaterra – Sport Lisboa e Benfica quando joga em Inglaterra
Suíça – Sport Lisboa e Benfica quando joga na Suíça
Território talibã do Afeganistão – Sport Lisboa e Benfica quando joga no Dragão
Acho que já perceberam a ideia e não vos maço mais. Deixo-vos com saudações benfiquistas e o forte desejo de que o Benfica volte com os três pontos (quero lá saber se jogam bem ou mal, desde que ganhem…)


sexta-feira, 18 de novembro de 2011
uma breve mensagem
http://www.facebook.com/pages/Eu-vou-ver-o-Benfica-n%C3%A3o-perder-um-Derby-durante-1000-dias/102230763205724?ref=ts


Pablo Aimar





quarta-feira, 16 de novembro de 2011
A Primeira vez é sempre especial!
Caríssimos Benfiquistas,
Devo começar por dizer que é, para mim, uma honra e um enorme privilégio poder escrever neste blog. Penso que foi uma ideia fantástica criar este espaço que apenas por tardia, gostaria de congratular o Profeta da Luz pelo magnífico trabalho realizado e pelo esforço dedicado à criação dos “11Gloriosos”.Obrigado. Gostaria também, antes de iniciar o meu post, agradecer o convite e dar as boas vindas, embora seja eu dos últimos a chegar, a todos os Benfiquistas que participam e participarão neste blog e com os quais espero trocar, de uma forma saudável, ideias, visões e opiniões sobre futebol em geral e sobre o Glorioso Sport Lisboa e Benfica em particular.
Quero que esta minha Primeira mensagem seja positiva por isso vou evitar abordar temas como as acusações de racismo e os cortes de electricidade no municipal de braga que, para mim, são coisas de gente mesquinha e na minha opinião não são merecedoras da atenção que lhes estão a dar.
Prefiro antes focar-me nesta fase que está a chegar repleta de grandes emoções que, diga-se de passagem, já estava com saudades. Começamos com uma deslocação à Figueira da Foz para jogar com a Naval, que embora seja o espectáculo “menos bom” desta fase a que me refiro, que conta também com uma deslocação a Old Trafford e com a recepção a um Sporting renascido e perigoso (tolo é aquele que achar o contrário).
Naval-Benfica
Será um jogo de uma competição a eliminar, competição essa que queremos conquistar, o que provoca sempre, pelo menos a mim, um nervoso miudinho pois sei que se estivermos num dia menos bom a coisa pode correr mal a sério. Mas não pensemos assim, pensemos antes que este é um jogo onde poderemos ver o futuro do Glorioso Benfica em acção mais uma vez, recuso-me a usar expressões como segunda linha ou Benfica B pois considero que esta época o Glorioso Benfica possui um plantel de enorme valor e qualidade com soluções para todas as posições (as que não são aproveitadas são-no por teimosia) vai ser um jogo que vou seguir atentamente e no qual gostaria de ver jogadores como Mika, Miguel Vítor, David Simão, Nolito, Rodrigo e acima de tudo Nelson Oliveira no relvado.
Prognóstico: uma vitória que poderá transmitir confiança a estes jovens e fornecer novas armas para o resto da época que espero que seja longa em todas as competições. Campeonato, Taça de Portugal, Champions League e Taça da Liga, escolhi esta ordem pois penso que é aquela que melhor combina a importância da competição e a nossa capacidade de a vencer no final.
Old Trafford
Será a minha Primeira deslocação ao estrangeiro a acompanhar o Glorioso Benfica, equiparo este facto a um jovem perder a virgindade com a Alessandra Ambrósio (usando como termos de comparação apenas Anjos da Victoria’s Secrets).
Não tenho palavras para descrever o que sinto sobre este jogo, ir a um dos estádios mais emblemáticos do mundo, casa de uma das minhas equipas favoritas, embora tenha torcido pelo Chelsea na altura do Special One não deixei de ter um carinho especial pelo “Unáite”, orientada por um dos treinadores mais emblemáticos do mundo, Sir Alex Ferguson que fez recentemente 25 anos à frente do Manchester United é algo que me deixa muito ansioso. Não pensem com isto que não vou apoiar o Glorioso Benfica, trata-se apenas de respeito, algo que tenho por todos os adversários (sim respeito Porto, Sporting e o Braga, não necessariamente por esta ordem e também confesso que já os respeitei mais). Sei que dificilmente sairemos de Manchester com uma vitória mas julgo também que não haverá melhor altura para o fazer do que esta. Tal como disse os nervos e a ansiedade não me permitem ter o discernimento para abordar este jogo de forma racional.
Prognóstico: um empate, mas desejo e acredito muito numa vitória gloriosa.
Derbi, na Luz
Vai ser o meu regresso à Luz desde o jogo com o Olhanense (sim falhei a recepção ao Basileia devido a compromissos familiares), vai ser um regresso depois de quase um mês (29/10/2011 a 26/11/2011)o que é muito tempo, quero que seja um regresso triunfal a um local marcado por grandes triunfos, um local onde levámos de vencido o Sporting por 80 vezes e onde apenas fomos vencidos por 29 tendo concedido 31 empates. Nos últimos anos temos acentuado a nossa superioridade, tendência que espero que continue.
Este será o Primeiro Derbi que irei assistir ao vivo algo que se deve ao facto de esta ser a Primeira época que comprei cativo (TMN piso 3 superior Sector 1). Espero que este facto não coloque em causa o meu Benfiquismo, sou sócio desde 93 por vontade própria e sempre apoiei o meu clube incondicionalmente mesmo não concordando com algumas ideias e atitudes das pessoas que estavam e estão à frente do Glorioso Benfica mas este tema fica para outras núpcias.
Voltando ao Derbi Vamos lidar com uma equipa do Sporting altamente moralizada, fruto do bom momento que atravessam, espero que saibamos resolver este problema e de certo modo retirar o Sporting da equação lembrando que mais a norte se jogará um Porto – Braga, poderemos ganhar pontos aos 3 rivais, , embora eu preferisse ganhar a apenas 2, Porto e Sporting, transformando esta jornada numa das mais importantes deste campeonato.
Prognóstico:uma vitória difícil mas marcante para chegarmos ao 33º Título de Campeão Nacional.
Saudações Benfiquistas
Como nota de rodapé aproveito para congratular a selecção nacional pelo apuramento para o Euro que contou com o apoio de um Estádio da Luz bem recheado!


terça-feira, 15 de novembro de 2011
Estádio do Sport Liboa e Benfica
Não desfazendo nos actuais presidentes “profissionais”, antigamente vivia-se o tempo dos verdadeiros cavalheiros. Homens com H grande. Autênticos senhores. Estou-vos a falar de senhores como Ferreira Queimado ou Borges Coutinho.
Mais recentemente temos o grande exemplo de Jorge de Brito, mas já vivíamos no tempo dos dirigentes/empresários e esse grande senhor não sobreviveu à vigarice que estava instalada no futebol e, infelizmente, também no Benfica. O Manuel Vilarinho terá sido uma espécie de compromisso entre as duas realidades, mas a esta distância se compreende que a importância do 33.º Presidente foi outra, a de salvar o nosso querido clube da situação em que o seu antecessor nos tinha deixado – pelo meio construiu o estádio, lembram-se?
Mas há um Presidente do Sport Lisboa e Benfica que ficará para sempre na história do nosso clube como o exemplo a seguir pelos outros todos, falo-vos daquele que foi para mim (e naturalmente analisando apenas a tão larga distância do seu mandato) o melhor Presidente do Benfica, Joaquim Ferreira Bogalho.
Ainda há quem se lembra do grande Presidente Bogalho tirar o seu casaco, pegar na pá e gritar a plenos pulmões:
VIVA O BENFICA
Estádio da Luz em 1954 – completamente no meio do nada
A área envolvente do estádio está completamente irreconhecível. Só se vêem terrenos agrícolas nas imediações. Nessa altura, como hoje, o Estádio do Sport Lisboa e Benfica influenciou toda a zona envolvente, toda a cidade, todo o país e, porque não dizê-lo, todo o mundo!
Para os benfiquistas a fotografia em baixo é especial, sendo certo que neste caso particular, aqueles que não sendo benfiquistas conhecem a zona actual de Benfica também não a devem deixar de ver...
Vejam como a nossa presença influencia e justifica o desenvolvimento de toda uma nova cidade dentro da capital.
Mas voltando à fotografia até parece que o estádio foi edificado no meio do Alentejo profundo...


the golden boys


sexta-feira, 11 de novembro de 2011
5 golos gloriosos!

Dupla maravilha sempre a facturar!

Vídeos com os golos aqui:
- Nélson: http://www.youtube.com/watch?v=sRoaP_pR-GQ
- Rodrigo: http://www.youtube.com/watch?v=AWf0Bf3yqGQ
Carreguem putos!


quinta-feira, 10 de novembro de 2011
Futebol de interesse

Parece que afinal vai haver futebol de interesse neste fim-de-semana.
O maior que Portugal (e, como tal, muito maior do que a tal selecção parcialmente portuguesa) vai jogar em Genebra contra um adversário de respeito, o Galatasaray (ou Galazataray nas palavras do nosso antigo treinador Toni).


Contas de algibeira
Preocupam-me notícias como esta. Quebras de 35.000 espectadores em 5 jogos, representa um jogo extra contra um clube de meio de tabela (receita líquida, já que para organizar o tal jogo extra seria necessário todo o investimento que um jogo desses comporta).


pontos de vista de uma adepta


A transformação de Braga
Já me desloquei várias vezes a Braga mas sou incapaz de aferir a veracidade de tal afirmação. O meu destino foi sempre o mesmo, o velhinho Estádio Municipal Primeiro de Maio, para acompanhar o nosso Benfica. Eram sempre jogos muito disputados, de grandes dificuldades para o Glorioso e em que os jogadores do Braga, lealmente, vendiam cara a derrota. Mas o que mais me impressionava e satisfazia nesses jogos era observar, muitas vezes sentado entre sócios do Braga com o cachecol benfiquista enrolado no pescoço, esse estranho fenómeno que consistia em adeptos do clube adversário festejarem os golos do meu clube.


terça-feira, 8 de novembro de 2011
As petas da menina das tranças pretas
Agradecendo o convite dos donos deste blog, dirijo-me a esta gloriosa nação, como é meu apanágio com o foco no Benfica e nunca na panóplia de invejosos. No entanto, cabe analisar acusações graves que foram feitas a um de nós e naturalmente terei de começar pelas palavras de “estrangeiros”.


segunda-feira, 7 de novembro de 2011
Resumo Lol de braga 1-1 Benfica
Que nenhum resumo que encontrei inclua a agressão ao Gaitan, já é esperado. Que apenas os resumos feitos no youtube incluam a cabeçada do cardozo a "tirar" tinta ao poste do joaquim, também é compreensível. Agora que nenhuma das 50 câmaras no estádio apanharem o Javi a insultar o bob marley de braga isso é que não!

