segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Jesus é o Salvador

Caros amigos benfiquistas,

Gostava que o meu primeiro post fosse dedicado ao nosso treinador, o grande JJ!
Estou a escrevê-lo hoje porque, apesar das palavras que se seguirem serem (quase) todas em tom de elogio, é bem provavel que amanha, caso o Glorioso não consiga um bom resultado, eu esteja com um ódio de morte ao Jorge. Isto pode parecer um bocadinho irracional, mas só demonstra o que é o Benfica para mim! Sempre ouvi dizer que as maiores paixões são racionalmente descontroladas!

Ora bem, visto não me apetecer dar a minha opinião sobre isto numa altura em que possa estar a ser tendencioso e a falar a quente, gostava pois de defender o que considero ser o melhor treinador, a seguir a Chalana, que passou no Benfica nas última décadas (o special one nao conta, quase nem aqueceu).
Acho que o JJ pode ter muitos defeitos, pode não ser a pessoa mais eloquente do mundo, pode falar uma língua que é a mistura entre o Português e o que a Fanny da casa dos Segredos fala, pode não ter a maior classe do mundo e pode até ter devaneios tácticos (vide David Luiz a DE) ou diarreias cerebrais/verbais (temos como exemplo mais recente a desconsideração pela Liga Inglesa), mas há factos incontornáveis. Vejamos:

- Fez do Benfica um campeão incontestável e a jogar à bola como há muitos anos que não se via. A expressão "Rolo compressor" foi recorrente nesse ano. Podem vir dizer que foi obra do acaso e que isso se comprova pela "miserável" época seguinte. De facto, e visto os nossos padrões estarem elevadíssimos, a época não foi boa, mas é preciso não esquecer que acabámos essa dita época "miserável" em 2º e fomos semi-finalistas duma competição europeia. Além disso, é preciso não esquecer que tínhamos um Guarda-Redes, de seu nome Roberto, do pior que tenho visto, que deu frangos consecutivos, em alturas decisivas, e que provocava uma instabilidade geral na defesa, o que já foi publicamente revelado. Não esquecer também as arbitragens vergonhosas no início da época. Posto isto, acho que o saldo das 2 primeiras épocas do JJ se revelou positivo

- Potenciou jogadores que estavam perdidos e que eram um fardo para o Benfica. O Di Maria pouco jogava com o Quique, e quando o fazia era mal, estava perdido em campo, não defendia e era inconsequente. O Jorge transformou por completo o gajo e deu-nos muito boa guita a ganhar. O Fábio é o que é hoje em dia muito em parte devido ao trabalho feito por ele. Mais guita. O Rodrigo está agora a aparecer e acho que não é preciso palavras para o descrever...

- Criou na equipa e em torno dela (a começar pelos adeptos) uma mentalidade sedenta e vencedora que há muito não se via.

Podíamos ter melhor? Podíamos, mas provavelmente se trocássemos de treinador o mais certo era vir um "Manuel Machado" desta vida que nos ia fazer voltar ao tempo em que sempre que saíamos de casa antes dos jogos íamos com aquela sensação esquisita de saber que íamos à Luz ver uma equipa a jogar mal e a sofrer para ganhar em casa ao 13º classificado.

Um grande abraço a todos e Fé para amanhã!

Não podia fechar este primeiro post sem citar aquele que considero o grande exemplo do nosso plantel: Javi Garcia.

"Te amo Benfica, te amo, te amo!"
comments