quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Contas de algibeira



Preocupam-me notícias como esta. Quebras de 35.000 espectadores em 5 jogos, representa um jogo extra contra um clube de meio de tabela (receita líquida, já que para organizar o tal jogo extra seria necessário todo o investimento que um jogo desses comporta).


São sempre comparações delicadas, pois cada jogo tem o seu ambiente e historial. Mas números são números, e são esses que ajudam a pagar contas no final de cada mês.




Comparando os jogos feitos em casa na liga anterior (Academica, Setubal, Lol de telheiras, Lol de Braga e Paços de Ferreira) como a desta época (Feirense, Guimarães, Académica, Paços e Olhanense) facilmente se justifica com a falta de jogos contra os "Lol's". Por outro lado, só os jogos que tivemos com o Guimarães e com a Académica este ano tiveram cada um menos 16.000 espectadores... Números são números.


O que me preocupa mais no meio de tanto número é ver o que sucedeu a época passada. Com a quebra das receitas provenientes da Europa (adeus inglório das duas competições) e de bilheteira (menos 150.000 bilhetes vendidos na liga) vimo-nos obrigados a vender duas das nossas pérolas para ajustar as contas e permitir a conta de novos activos. Não quero voltar aos tempos em que se vendia metade da equipa para ir buscar outros piores ou desconhecidos.

Serão os primeiros sinais da troika pelos lados da Luz? Acredito que sim, que a perda de apoio durante os jogos tanto em casa como fora se deve muito à perda de poder de compra das famílias, e acredito que com o ajustamento do IVA o caso ficará mais grave ainda. Resta-nos esperar que a boa senda de resultados europeus continue a trazer os preciosos euros para que a águia continue a usar pelo menos os bons anéis com que se veste este ano.

Saudações Benfiquistas
comments