terça-feira, 15 de novembro de 2011

Estádio do Sport Liboa e Benfica

Longe vão os tempos dos Presidentes da Direcção do Benfica… mas quais presidentes de direcções, o PRESIDENTE DO BENFICA, assim é que é. Dizia que longe vão os tempos em que os Presidentes do Benfica vingavam pelo mérito, pelo benfiquismo e pela sua capacidade como líderes empreendedores. Hoje vingam sobretudo pela capacidade de gestão empresarial. Não diria que a situação piorou ou melhorou, apenas que mudou.
Não desfazendo nos actuais presidentes “profissionais”, antigamente vivia-se o tempo dos verdadeiros cavalheiros. Homens com H grande. Autênticos senhores. Estou-vos a falar de senhores como Ferreira Queimado ou Borges Coutinho.
Mais recentemente temos o grande exemplo de Jorge de Brito, mas já vivíamos no tempo dos dirigentes/empresários e esse grande senhor não sobreviveu à vigarice que estava instalada no futebol e, infelizmente, também no Benfica. O Manuel Vilarinho terá sido uma espécie de compromisso entre as duas realidades, mas a esta distância se compreende que a importância do 33.º Presidente foi outra, a de salvar o nosso querido clube da situação em que o seu antecessor nos tinha deixado – pelo meio construiu o estádio, lembram-se?
Mas há um Presidente do Sport Lisboa e Benfica que ficará para sempre na história do nosso clube como o exemplo a seguir pelos outros todos, falo-vos daquele que foi para mim (e naturalmente analisando apenas a tão larga distância do seu mandato) o melhor Presidente do Benfica, Joaquim Ferreira Bogalho.
Ainda há quem se lembra do grande Presidente Bogalho tirar o seu casaco, pegar na pá e gritar a plenos pulmões:

VIVA O BENFICA


Estádio da Luz em 1954 – completamente no meio do nada
A área envolvente do estádio está completamente irreconhecível. Só se vêem terrenos agrícolas nas imediações. Nessa altura, como hoje, o Estádio do Sport Lisboa e Benfica influenciou toda a zona envolvente, toda a cidade, todo o país e, porque não dizê-lo, todo o mundo!
Para os benfiquistas a fotografia em baixo é especial, sendo certo que neste caso particular, aqueles que não sendo benfiquistas conhecem a zona actual de Benfica também não a devem deixar de ver...
Vejam como a nossa presença influencia e justifica o desenvolvimento de toda uma nova cidade dentro da capital.
Mas voltando à fotografia até parece que o estádio foi edificado no meio do Alentejo profundo...


comments