quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012
Gala do 108º aniversário do SLB


terça-feira, 28 de fevereiro de 2012
Quem é que faz aninhos hoje, quem é? Pois com certeza que é o nosso menino Benfica!
Hoje comemoramos o centésimo oitavo aniversário do nosso magnífico clube. Parabéns Sport Lisboa e Benfica.
A história do nosso clube está repleta de êxitos sobejamente conhecida por todos, ainda que alguns prefiram esquecer. A verdade é que os compreendo e não censuro a atitude de maneira nenhuma, afinal não sabemos o que é ter alguém maior que nós. Por isso mesmo, o Benfiquista olha para si, não olha para os outros. Por isso é que as nossas festas são maiores, mais intensas e mais bonitas. Benfiquista celebra porque o Benfica ganhou. A quem? Não sei, a quem for, o importante é que o Benfica ganhe, não é a quem ganha.
Talvez seja redutor tratar dos êxitos de maior destaque apenas num parágrafo, mas esta crónica é sobre o aniversário de amanhã, não sobre os 108 anos anteriores. Seja como for, não é demais lembrar 32 campeonatos nacionais, 1 taça latina, 2 taças dos campeões europeus, 24 taças de Portugal e 3 (das 4 disputadas) taças da liga – e isto só no futebol. Ainda este mês conquistámos o campeonato nacional masculino de atletismo por equipas – com destaque para novo recorde nacional do Marco Fortes no lançamento do peso.
Por altura do aniversário do King, disse que o dia era do Senhor Eusébio da Silva Ferreira e que todos os restantes 364 (ou 365 em anos bissextos como este) eram do Benfica. Dia 28 de Fevereiro é especial, não é só do Benfica, é também de todos os Benfiquistas. Porque o Benfica é o clube dos sócios.
Diz-se que o Benfica é o clube do povo e com toda a razão. Esta afirmação acertadíssima tem mais do que um sentido.
O primeiro destes sentidos é sobejamente conhecido, o Benfica é o clube das pessoas humildes, honestas, simples – não pretendo com isto dizer que todas as pessoas o serão, mas é a regra geral. O Benfica é o clube da grande maioria dos portugueses e de muitos estrangeiros, é o clube do povo português, mas ao mesmo tempo um clube internacional com adeptos em todo o mundo.
Mas o Benfica é o clube do povo porque é um clube que existe para o Povo Benfiquista e não para apenas alguns. Esse Povo Benfiquista disperso por cinco continentes e por tantas e tantas nacionalidades.
Infelizmente, o dia não é apenas de alegria, lamentamos também a morte do craque Jaime Graça. É com pesar que recebemos a notícia em dia de festa. Em homenagem ao craque e à sua família, a imagem do dia do aniversário do clube só podia ser do outrora capitão a receber um dos 32.

Saudações benfiquistas
Elmano


terça-feira, 21 de fevereiro de 2012
1ª derrota


segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012
Hoje joga o maior


quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012
Zenit - Benfica



terça-feira, 14 de fevereiro de 2012
-18ºC? Bom tempo!
(Bella Guttmann 1961)


sábado, 11 de fevereiro de 2012
Aimar renova!



sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012
Money League
http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Benfica/interior.aspx?content_id=740364
Apesar das receitas televisivas ridículas de 8 milhões por época e de uma presença miserável na Liga dos Campeões conseguimos ser o clube com mais proveitos fora das cinco principais ligas europeias (Espanha, Inglaterra, Itália, Alemanha e França) em 2011/12.
Estes dados vêm provar dois aspectos: o clube a cada ano que passa é melhor gerido e cada vez depende menos de resultados desportivos; a nossa base de adeptos é realmente inigualável e dá-nos uma grande vantagem competitiva internamente.
O caminho a seguir é ganhar a hegemonia nacional também nos títulos, para poder começar a cimentar presenças europeias fortes e a exportar o nosso merchandising e os nossos jogos de futebol. Só através do mercado externo poderemos ambicionar escalar esta Deloitte Money Football League e colocarmos-nos num lugar equivalente à nossa grandeza.
Carrega Maior de Portugal!


sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012
Para o gang do assobio
Como é possível o lento, descoordenado, preguiçoso e que não sabe jogar de costas para a baliza nem marcar penaltis ser eleito o melhor jogador de Janeiro? Será que é por ser ponta de lança e se fartar de marcar golos?
Vê-se mesmo que os treinadores das equipas da Liga e os adeptos registados no site oficial da Liga não percebem nada de futebol. Deviam era ter eleito o Nuno Gomes, um ponta de lança exímio a jogar de costas para a baliza, a desmarcar-se e a criar espaços para a entrada dos médios, a marcar penaltis e a falhar golos de baliza aberta.
Dá mesmo vontade de dizer a alguns benfiquistas a célebre frase do brasuca Scolari: "E o burro sou eu?!"


quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012
Djaló e Amorim
Um amigo benfiquista colocou-me a seguinte questão:
“Djalo?!? Novo Di Maria? O que acham desta contratação?!”,
ao que eu respondi:
“Novo Di María?! Impossível! O Di María quando chegou ao Benfica com 18 anos tinha mais qualidade só com o pé direito que o Djaló aos 25 (a fazer 26 daqui a 3 meses) com os dois pés. Acredito que o Jesus lhe transmita alguma qualidade táctica e cultura defensiva (tal como fez com Angelito), mas não me parece que um jogador que aos 25 anos recebe a bola com a canela se possa transformar num craque de nível mundial como o Di María, simplesmente o talento não está lá! No entanto, e para bem do nosso Benfica, espero estar redondamente enganado.”
Quanto ao Rúben Amorim, convém salientar dois pontos:
1) Em termos de qualidade do plantel, saímos a perder. Embora não pense que o Rúben devesse ser titular (Maxi e Witsel são mais competentes), acho-o um óptimo suplente, porque é um jogador inteligente, trabalhador, com competência e que faz várias posições no campo, dando mais soluções ao treinador a partir do banco. Acho a intransigência a pior qualidade de Jesus e este caso vem comprová-lo. Será que desrespeitar o treinador é mais grave que desrespeitar a instituição Benfica, como fez Enzo Pérez? Porque é que o argentino tem direito a ficar no plantel e o Rúben tem de ser despachado por ano e meio?! Deve ser porque temos muitas soluções para extremos e nenhum jogador no plantel com as características do Rúben... Bem sei que a época está a roçar a perfeição e prevejo que acabe em beleza, mas havia mesmo necessidade de tão desastrosas intervenções no mercado de Inverno? E já agora, onde está o lateral esquerdo? Embora ache que o Emerson chega para consumo interno, a perspectiva de irmos longe na Liga dos Campeões não justificava uma aposta num jogador de craveira para esta posição?
2) A partir do momento em que se toma a decisão de que Rúben Amorim deve sair e embora detestando o Sporting de Braga, compreendo o porquê desta opção, que na minha opinião tem duas vertentes: uma mais estrutural, de aproximação ao SCB e com intuito de voltar a ter algum poder no antigo bastião encarnado no norte de Portugal e outra mais conjuntural, relacionada com a hipótese de afastar Sporting (pré-eliminatória) e Porto (entrada directa) da Liga dos Campeões, fortalecendo o plantel do seu concorrente directo nesta disputa pelos lugares secundários da Liga, o Sporting de Braga. Hoje em dia, as receitas da Liga dos Campeões são fundamentais para os clubes portugueses e terão um peso enorme na constituição dos plantéis dos nossos adversários na próxima época. Enfraquecendo os nossos adversários em termos de receitas, estaremos já a preparar terreno para sermos o mais forte candidato ao título na próxima temporada.
Resumindo, é minha opinião que, embora ligeiramente, saímos a perder neste mercado de Inverno. Acho que a caminhada triunfal para o título de campeão nacional não sairá minimamente beliscada. No entanto, o sonho de regressar à glória europeia é agora um bocadinho mais pequeno.
Saudações benfiquistas

