terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Quem é que faz aninhos hoje, quem é? Pois com certeza que é o nosso menino Benfica!

Caríssima nação,

Hoje comemoramos o centésimo oitavo aniversário do nosso magnífico clube. Parabéns Sport Lisboa e Benfica.

A história do nosso clube está repleta de êxitos sobejamente conhecida por todos, ainda que alguns prefiram esquecer. A verdade é que os compreendo e não censuro a atitude de maneira nenhuma, afinal não sabemos o que é ter alguém maior que nós. Por isso mesmo, o Benfiquista olha para si, não olha para os outros. Por isso é que as nossas festas são maiores, mais intensas e mais bonitas. Benfiquista celebra porque o Benfica ganhou. A quem? Não sei, a quem for, o importante é que o Benfica ganhe, não é a quem ganha.

Talvez seja redutor tratar dos êxitos de maior destaque apenas num parágrafo, mas esta crónica é sobre o aniversário de amanhã, não sobre os 108 anos anteriores. Seja como for, não é demais lembrar 32 campeonatos nacionais, 1 taça latina, 2 taças dos campeões europeus, 24 taças de Portugal e 3 (das 4 disputadas) taças da liga – e isto só no futebol. Ainda este mês conquistámos o campeonato nacional masculino de atletismo por equipas – com destaque para novo recorde nacional do Marco Fortes no lançamento do peso.

Por altura do aniversário do King, disse que o dia era do Senhor Eusébio da Silva Ferreira e que todos os restantes 364 (ou 365 em anos bissextos como este) eram do Benfica. Dia 28 de Fevereiro é especial, não é só do Benfica, é também de todos os Benfiquistas. Porque o Benfica é o clube dos sócios.

Diz-se que o Benfica é o clube do povo e com toda a razão. Esta afirmação acertadíssima tem mais do que um sentido.

O primeiro destes sentidos é sobejamente conhecido, o Benfica é o clube das pessoas humildes, honestas, simples – não pretendo com isto dizer que todas as pessoas o serão, mas é a regra geral. O Benfica é o clube da grande maioria dos portugueses e de muitos estrangeiros, é o clube do povo português, mas ao mesmo tempo um clube internacional com adeptos em todo o mundo.

Mas o Benfica é o clube do povo porque é um clube que existe para o Povo Benfiquista e não para apenas alguns. Esse Povo Benfiquista disperso por cinco continentes e por tantas e tantas nacionalidades.

Infelizmente, o dia não é apenas de alegria, lamentamos também a morte do craque Jaime Graça. É com pesar que recebemos a notícia em dia de festa. Em homenagem ao craque e à sua família, a imagem do dia do aniversário do clube só podia ser do outrora capitão a receber um dos 32.



Saudações benfiquistas

Elmano
comments